O INEPI – Instituto de Ensino Profissional Intensivo, é uma instituição privada exclusivamente dedicada à formação profissional.
Nascido em 1981, o INEPI afirmou-se desde cedo como uma referência no setor da formação profissional, estatuto que mantém até hoje.
Tendo expandido a sua área de atuação para os mercados africanos de língua portuguesa (PALOP) em 1991, o INEPI tem hoje uma forte presença internacional, trabalhando permanentemente em Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.
O INEPI realiza formação para diversos públicos, desde quadros superiores, quadros intermédios, técnicos especializados e profissionais em geral.
A formação ministrada pelo INEPI abrange desde a formação de alta qualificação técnica e pós-graduações, a formação de reciclagem, aperfeiçoamento e especialização profissional, e ainda formação de reconversão profissional ou de iniciação. O INEPI oferece ainda diversas certificações técnicas.
O objectivo principal da formação ministrada pelo INEPI é fornecer conhecimentos que permitam aos formandos uma aplicação prática e directa em determinada actividade profissional, correspondendo às necessidades concretas das organizações e dos indivíduos.
Por isso, os cursos do INEPI são essencialmente de incidência prática, sendo ministrados por formadores que aliam à capacidade pedagógica e ao conhecimento científico-académico, uma grande experiência profissional em trabalho real. Todos os formadores do INEPI são profissionais na sua área de especialização, não sendo por isso “professores” no sentido tradicional e académico, mas sim verdadeiros profissionais transmissores de conhecimento da realidade e do dia a dia de determinada profissão ou atividade profissional.
Esta é a grande diferença do INEPI para outro tipo de instituições de ensino e mesmo de formação profissional, que têm objetivos mais académicos, com maior ênfase na teoria, e por isso menos direcionadas para a realidade diária de um profissional e das organizações empresariais. E no mundo empresarial o lema é "aqui não precisamos dos que sabem muito, mas daqueles que são capazes de fazer melhor".
No INEPI vamos diretos à prática, e os nossos formadores são selecionados tendo por base esse objetivo. Além disso, os formadores são constantemente avaliados, nomeadamente pelos próprios formandos. Dado a formação profissional ter uma dinâmica própria muito exigente e muito direcionada ao mercado e à realidade empresarial, essa mesma dinâmica é exigida ao quadro de formadores da instituição, e por isso um formador não pode ser um professor de carreira, desligado da realidade diária das organizações, como é por natureza o caso das instituições de modelos de ensino mais académico.
Além da sua atividade principal, que é a realização de cursos de formação profissional, o INEPI presta outros serviços conexos a esta área, como seja o desenvolvimento de suportes pedagógicos, a elaboração de manuais de formação, a estruturação de cursos à distância, a elaboração de planos de formação (obrigatórios por lei para a generalidade das empresas e organismos públicos e privados), o levantamento de necessidades de formação e avaliação do impacto da formação nas organizações.