Certificação da formação

Além do certificado próprio do INEPI, os cursos conferem ainda a certificação emitida pelo sistema SIGO.

O que é o certificado SIGO

O SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) é uma plataforma criada pelo Estado que permite às entidades formadoras a emissão de certificados de formação profissional aos formandos que frequentem com aproveitamento uma ação (curso) de formação profissional.

Assim, os formandos obtêm um certificado que valida oficialmente a formação realizada.

Aquando da emissão do certificado através do SIGO ele fica automaticamente disponível no Registo Individual de Competências.

Uma formação certificada poderá ainda obter créditos dentro do Sistema Nacional de Créditos do Ensino e Formação Profissionais, sendo que este sistema incorpora os princípios do Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais (ECVET).

Este sistema de créditos é regulado pela Portaria nº 47/2017 e tem por finalidade promover e valorizar a formação contínua dos recursos humanos nacionais, bem como facilitar o reconhecimento das qualificações e a mobilidade no espaço europeu.

O que é o Registo Individual de Competências (RIC)

O Registo Individual de Competências é um sistema criado pelo Estado onde ficam registadas todas as formações realizadas por qualquer pessoa, desde que a formação seja ministrada por uma entidade formadora.

Na prática, funciona de certo modo como um curriculum vitae no que respeita à formação profissional certificada de cada indivíduo, com a vantagem de ser um documento digital e totalmente credível, pois são as entidades formadoras onde cada indivíduo realiza as suas formações que registam a formação realizada, através da plataforma SIGO. Trata-se, portanto, de uma informação com validade oficial.

Outras certificações

Cada curso, individualmente, poderá ainda conferir certas certificações específicas, relacionadas com a respetiva área profissional.

Para obter informação sobre essa possibilidade deverá consultar o referencial do respetivo curso, no item “Certificações”.