Este curso tem por objetivo dotar os formandos de capacidades para compreender o que é a gestão de marketing, nas suas diversas componentes (mercado, produto, cliente, estratégias de comunicação, venda).
No final do curso o formando será capaz de desenvolver uma campanha de marketing, nomeadamente através da criação de um Marketing Plan completo.
Para tal, o formando irá aprender todos os conceitos, estratégias, técnicas e ferramentas necessários a um trabalho completo para o lançamento de um produto (bem ou serviço), compreendendo como funciona o mercado e as dinâmicas de marketing do mesmo.
O curso está direccionado a qualquer pessoa que pretenda iniciar-se na área do marketing ou aprofundar as suas competências nesta área.
Tanto pode interessar a quem deseje iniciar uma carreira profissional na área comercial e de marketing, como também a qualquer pessoa que, tendo um produto que pretenda lançar no mercado, necessite de compreender e aprender todas as estratégias e técnicas subjacentes a um processo de lançamento de um produto.
Ou também a quem, já trabalhando na área do marketing, necessite de reforçar ou atualizar os seus conhecimentos.
Daí a sua enorme utilidade para, por exemplo, pequenos ou médios empresários, cujas empresas não tenham capacidade para entregar toda a estratégia de marketing a uma empresa externa, ou que não o desejem fazer, por razões de sigilo comercial ou de maior controlo sobre o processo, podendo assim desenvolver de forma interna e direta as suas estratégias de marketing.
Mesmo para quem não pense operacionalizar qualquer campanha de marketing, esta formação é, em termos de cultura geral empresarial, uma enorme mais-valia, pois permite uma melhor e mais abrangente compreensão das dinâmicas comerciais e comunicacionais do mercado.
Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.
Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.
O curso tem uma estrutura linear, segmentado em unidades pedagógicas distintas, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.
No final desta formação os formandos deverão ser capazes de elaborar um Plano de Marketing e de compreender e desenvolver as diversas actividades da área da gestão de Marketing.
No final do curso, os formandos poderão desempenhar um variado conjunto de funções em empresas e outras organizações, tais como:
• Gestor de Marketing
• Assistente de Marketing;
• Analista de Mercado;
• Gestor de Vendas e / ou de Produto;
• Gestor de Loja;
• Consultoria de Marketing.
O INEPI tem uma estrutura própria para angariação de estágios (ou empregos) para os formandos, junto de empresas suas clientes, ou outras, sendo que com algumas tem protocolos específicos para este efeito.
Sempre que possível, mas sem que tal seja um compromisso efectivo (pois depende da disponibilidade das empresas), o INEPI propiciará a frequência de estágios aos seus formandos.
No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.
O curso não confere grau académico.
Modalidade de Formação
Esta formação é disponibilizada em duas modalidades distintas:
1) Presencial, nas instalações do INEPI;
2) À distância, na modalidade e-learning, em formato síncrono, isto é, formação online com aulas acompanhadas por formadores;
Em ambas as modalidades o curso tem, além das aulas diretas com formadores, uma componente de auto-estudo, onde será disponibilizada documentação aos formandos que deverão estudar esses temas autonomamente, havendo depois sessões com o formador para complementar essas formação e para esclarecimento de dúvidas que tenham subsistido.
Este curso visa promover um ambiente formativo aberto e interactivo entre o formador e os participantes, sendo a abordagem aos conteúdos programáticos feita com recurso a métodos e técnicas pedagógicas diversificadas, de forma a facilitar a assimilação da informação.
As metodologias escolhidas optam pelo recurso aos métodos expositivo, interrogativo e activo, recorrendo para este método a técnicas de exercícios individuais e em grupo, bem como a casos de estudo (casos reais).
Os formandos desenvolverão um trabalhão prático final, que deverá ser um projeto de sua autoria, podendo mesmo ser um trabalho real que necessitem para a sua atividade profissional.
Os principais meios didácticos a utilizar serão os meios audiovisuais e documentação de apoio ao curso.
Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, este curso não prevê a necessidade de consumíveis.
A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.
Toda a documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital.
A avaliação incorpora uma componente final e uma componente contínua. São valorizados itens como a participação, a assiduidade, a capacidade de trabalho em equipa, entre outros itens que os formadores considerem relevantes. Haverá igualmente uma avaliação final, que poderá ser em forma de teste ou de apresentação de trabalho de curso.
Escala de classificação usada é de 0 a 20 valores.
A duração do curso é de 110 horas com formador + 50 horas de auto-estudo (aproximadamente 7 meses de duração efectiva de curso).
As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, á data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.
As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).
Versão do Referencial: V.1