Objetivos do curso

Ser líder é dos desafios mais exigentes da vida profissional.

A liderança é uma característica de personalidade que, contudo, como qualquer outra valência humana, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.

A liderança em contexto organizacional (seja em empresas ou em qualquer outro tipo de organização) é um dos requisitos mais valorizados, como aliás outras competências das denominadas soft skills.

Isto porque, em qualquer estrutura hierarquizada, é importante haver quem tome decisões, quem organize a estrutura, quem lidere o grupo (seja um pequeno grupo num departamento, seja a estrutura global da organização ou outras estruturas intermédias),

No entanto, além de existirem vários tipos de liderança (e vários perfis de líderes), o próprio conceito de liderança têm evoluído ao longo dos tempos e conforme os estágios de desenvolvimento das sociedades. E um determinado estilo de liderança pode funcionar num determinado contexto e não funcionar noutro contexto.

Acresce ainda que, no contexto organizacional a liderança tem que ser eficaz, ou seja, não se lidera apenas or ser líder, mas tendo em conta os objetivos a que a organização se propõe, sendo esse o desiderato máximo da liderança.

O líder tem pois que estar em constante evolução e adaptação e para isso necessita de formação constante.

Este curso destina-se a proporcionar conhecimentos sobre o que é a liderança, o que representa ser líder, como um líder interage com os outros e ainda dotar os formandos de toda uma série de técnicas (da comunicação à motivação das equipas, entre muitas outras) que um líder tem que conhecer e dominar para exercer eficazmente a sua função de liderança.

Destinatários

Todos nós somos líderes, em determinados contextos. Mesmo na nossa vida mais pessoal e familiar, em algum momento somos líderes. Os pais, por exemplo, têm que ser líderes para os seus filhos.

Por isso, esta é uma competência que qualquer pessoa deve conhecer melhor e desenvolver, sendo mesmo uma forma de auto-conhecimento da própria pessoa.

Por isso, este é um curso em qualquer pode interessar a qualquer pessoa.

Claro no âmbito profissional a liderança implica outra exigência, conhecimentos de técnicas associadas à liderança e um conhecimento holístico do processo de liderança.

Profissionalmente, a capacidade de liderança (ou a falta dela) pode inibir o desenvolvimento e a progressão profissional, mesmo para profissionais altamente qualificados tecnicamente, mas que falham nesta competência fundamental, até porque a liderança é uma componente essencial do trabalho em equipa.

Assim, esta formação torna-se absolutamente crucial a todos aqueles que têm que liderar equipas, gerir projetos, trabalhar com pessoas, executar responsabilidades de gestão (seja a nível micro ou macro).

Em resumo, esta é uma formação que deveria interessar a qualquer pessoa, quer a um nível pessoal, mas incontornavelmente ao nível profissional.

Pré-Requisitos

Para a frequência desta formação os formandos não são exigidos quaisquer requisitos prévios.

O curso é aberto a qualquer participante, não sendo exigível habilitação prévia específica.

Perfil Dos Formadores

Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

Estruturação Pedagógica

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

Perfil de Competência

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão dominar os seguintes aspectos:

- Compreender o conceito de liderança
- Identificar os diversos tipos de liderança
- Caracterizar as competências básicas necessárias ao exercício da liderança
- Identificar os tipos de liderança nos diferentes contextos
- Auto avaliar as suas próprias capacidades de liderança e como as aperfeiçoar
- Identificar a importância da comunicação na liderança
- Desenvolver uma comunicação assertiva
- Conhecer as dinâmicas de grupo
- Conhecer e aplicar técnicas de motivação
- Conhecer os princípios da gestão de conflitos
- Definir e exercer um estilo de liderança próprio

Saídas Profissionais

Este curso, como já foi explicado acima, destina-se a qualquer pessoa e, mais ainda, a qualquer profissional.

Assim, por si só ele não confere especificamente uma saída profissional. No entanto, esta é uma competência essencial no percurso e na valorização pessoal e pessoal de qualquer pessoa.

Em termos de mercado, as empresas valorizam muitíssimo as formações nas soft skills, particularmente em Liderança, sendo normalmente um fator decisivo nos processos de seleção.

Certificações

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.

O curso não confere grau académico.

Metodologia Pedagógica

Nesta formação privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a trabalhos práticos e casos de estudo.

Meios e Recursos Didáticos

O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais.

Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.

A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.

Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital.

Critérios de Avaliação

A avaliação resulta, basicamente, de 2 vertentes: uma, a “avaliação contínua”, põe em equação factos como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério.

Por outro lado, é realizado um teste final escrito que, em conjunto com a avaliação contínua, dará a medida da qualificação atribuída ao aluno no final do curso.

A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.

Condições do Curso

A duração do curso é de 30 horas.

As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.

As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Versão do Referencial: V.1