Este curso visa dotar os participantes de capacidade de leitura e interpretação de peças desenhadas, especificamente de projectos de construção civil – arquitectura e engenharia – nas diferentes especialidades que integram uma obra, qualquer que seja o seu tipo.
No final os formandos ficarão aptos a interpretar as peças desenhadas, transpondo-as para execução.
Destina-se preferencialmente a Encarregados, Preparadores de Obra, Arvorados e Chefes de Equipa de todas as especialidades. No entanto, qualquer outro profissional do ramo da construção civil e obras públicas poderá frequentar este curso.
Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.
O curso é aberto a qualquer participante, sendo todavia recomendável ter como base mínima o 9º ano.
Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.
O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.
No final deste curso, os formandos estarão aptos a ler e interpretar um projecto, e a transpô-lo para a prática.
Este curso permite a quem trabalhe no ramo da Construção Civil e Obras Públicas um aperfeiçoamento e uma evolução na sua carreira, dado que permite uma maior autonomia na preparação dos trabalhos a executar em obra, em função da leitura e interpretação do projecto.
No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor.
O curso não confere grau académico.
É privilegiada uma formação essencialmente prática, acompanhada e sustentada por bases teóricas, com análise de casos práticos e concretos.
O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais.
Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos.
A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida.
Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.
A avaliação resulta, basicamente, de 2 vertentes: uma, a “avaliação contínua”, põe em equação factos como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério.
Por outro lado, é realizado um teste final escrito que, em conjunto com a avaliação contínua, dará a medida da qualificação atribuída ao aluno no final do curso.
A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.
A duração do curso é de 24 horas.
As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria.
As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).
Versão do Referencial: V.1