O INEPI – Instituto de Ensino Profissional Intensivo é uma instituição privada criada em 1981, dedicada exclusivamente à formação profissional, tendo-se afirmado, ao longo destas décadas, como uma instituição de referência neste setor, tanto em Portugal, como nos mercados internacionais de língua portuguesa, em particular nos PALOP.
A principal característica diferenciadora do INEPI é a forte incidência prática das suas formações. De facto, o INEPI foca-se numa formação fundamentalmente prática e muito direcionado à realidade laboral.
Numa época em que vivemos submergidos pelo excesso de informação, onde o grande conhecimento é a capacidade de captar o essencial e abdicar do acessório, os melhores profissionais são aqueles que têm a capacidade de se focarem naquilo que é realmente necessário e produtivo para o bom desempenho de uma tarefa.
Essa é pois a grande mais-valia da formação oferecida pelo INEPI: focamo-nos apenas no que é realmente essencial e que tem aplicação direta à prática profissional.
Para tal, preparamos os melhores programas de formação, recorrendo aos melhores profissionais. Essa é a outra face da mesma moeda: apenas recorrendo a formadores que realmente trabalham diariamente em contexto real é que podemos oferecer essa perspetiva prática nas nossas formações.
Os nossos formadores não são teóricos, mas profissionais altamente qualificados que complementam a sua atividade profissional diária com o gosto pela formação e o prazer de ensinar, e que por isso estão realmente próximos do contexto real de trabalho, totalmente focados na perspetiva prática das matérias, bem como nas necessidades reais e objetivas das empresas e organizações.
Também a grande interatividade do INEPI com o mercado, devido a realizarmos constantemente projetos formativos dentro das próprias empresas e organizações, nos permite uma grande sensibilidade face às necessidades concretas do mercado e garante aos nossos formandos uma grande facilidade de ligação à realidade empresarial, possibilitando-lhes constantes oportunidades de inserção ou progressão no mercado laboral.
Certificação da formação
Além do certificado próprio do INEPI, os cursos conferem ainda a certificação emitida pelo sistema SIGO.
O que é o certificado SIGO
O SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) é uma plataforma criada pelo Estado que permite às entidades formadoras a emissão de certificados de formação profissional aos formandos que frequentem com aproveitamento uma ação (curso) de formação profissional.
Assim, os formandos obtêm um certificado que valida oficialmente a formação realizada.
Aquando da emissão do certificado através do SIGO ele fica automaticamente disponível no Registo Individual de Competências.
Uma formação certificada poderá ainda obter créditos dentro do Sistema Nacional de Créditos do Ensino e Formação Profissionais, sendo que este sistema incorpora os princípios do Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais (ECVET).
Este sistema de créditos é regulado pela Portaria nº 47/2017 e tem por finalidade promover e valorizar a formação contínua dos recursos humanos nacionais, bem como facilitar o reconhecimento das qualificações e a mobilidade no espaço europeu.
O que é o Registo Individual de Competências (RIC)
O Registo Individual de Competências é um sistema criado pelo Estado onde ficam registadas todas as formações realizadas por qualquer pessoa, desde que a formação seja ministrada por uma entidade formadora.
Na prática, funciona de certo modo como um curriculum vitae no que respeita à formação profissional certificada de cada indivíduo, com a vantagem de ser um documento digital e totalmente credível, pois são as entidades formadoras onde cada indivíduo realiza as suas formações que registam a formação realizada, através da plataforma SIGO. Trata-se, portanto, de uma informação com validade oficial.
Outras certificações
Cada curso, individualmente, poderá ainda conferir certas certificações específicas, relacionadas com a respetiva área profissional.
Para obter informação sobre essa possibilidade deverá consultar o referencial do respetivo curso, no item “Certificações”.